Utilizar o software da impressora

Aumentar a velocidade de impressão

Sugestões gerais
Utilizar Velocidade e Evolução
Utilizar Port Configuration (Apenas para o Windows NT 4.0)

Siga as instruções fornecidas nesta secção para aumentar a velocidade de impressão da impressora.

Sugestões gerais

Tal como uma impressão com alta resolução requer mais tempo de processamento, a impressão a cores leva mais tempo do que a impressão a preto e branco devido ao volume de dados de um documento a cores ser muito maior. Por este motivo, é muito importante ser selectivo na utilização da cor se quiser uma maior velocidade de impressão.

No entanto, mesmo se o documento requerer a resolução mais elevada e uma utilização de cor extensiva, por exemplo quando estiver a imprimir um composto que inclua fotografias a cores, pode ainda ser possível optimizar a velocidade de impressão, ajustando as outras condições de impressão. Não se esqueça de que a alteração de algumas condições para aumentar a velocidade podem também diminuir a qualidade de impressão.

A tabela abaixo mostra as factores que afectam inversamente a velocidade e a qualidade de impressão (se aumentar uma diminui a outra).

Qualidade de impressão
Velocidade de impressão

Baixa
Rápida

Elevada
Lenta

Menu do controlador de impressão

Definições do controlador de impressão

Qualidade de impressão

Economia, Normal

Fotografia

Caixa de diálogo Avançado

Alta velocidade

Ligado

Desligado

Máximo rigor

Desligado

Ligado

Características dos dados

Formato da imagem

Pequeno

Grande

Resolução

Baixa

Alta

A tabela abaixo mostra apenas os factores relacionados com a velocidade de impressão.

Velocidade de impressão

Rápida

Lenta

Menu do controlador de impressão

Definições do controlador de impressão

Tinta

Preto

Cor

Caixa de diálogo Avançado, Menu Principal

Simetria horizontal*

Desligado

Ligado

Caixa de diálogo Avançado

Agrupar*

Desligado

Ligado

Menu Papel

Inverter ordem*

Desligado

Ligado

Características dos dados

Gama de cores

Nível de cinzento**

Cor completa

Recursos de hardware

Velocidade do sistema

Rápida

Lenta

Espaço livre no disco

Grande

Pequeno

Espaço livre em memória

Grande

Pequeno

Estado do software

Aplicações em execução

Uma

Várias

Memória virtual

Não utilizada

Utilizada

*  Depende do controlador de impressão e do software que está a utilizar.
**  Nível de cinzento significa utilizar apenas tinta preta para imprimir vários níveis de cinzentos do preto puro ao branco puro.


[Cima]

Utilizar Velocidade e Evolução

Pode efectuar várias definições de velocidade de impressão na caixa de diálogo Velocidade e Evolução. Faça clique no botão Velocidade e Evolução no menu Utilitários do software da impressora. Aparece a caixa de diálogo seguinte.

Cópias de alta velocidade

Seleccione esta caixa de verificação para ligar a impressão de alta velocidade para cópias múltiplas. Este procedimento acelera a impressão através da utilização do espaço no disco como uma cache quando imprimir várias cópias do documento.

EPSON Printer Port (Apenas para Windows 95 e 98)

Seleccione esta caixa de verificação para activar a opção EPSON Printer Port, que está optimizada para impressoras EPSON em vez da porta de impressora predefinida do Windows. Este procedimento acelera a velocidade de transferência de dados para as impressoras EPSON.

Utilizar a transferência DMA (Apenas para o Windows 95 e 98)

Se o computador tiver uma porta paralela que suporte o modo ECP, pode activar a transferência DMA para acelerar a impressão. Consulte o manual do computador para determinar se suporta o modo ECP e a transferência DMA.

Para determinar se necessita de activar a transferência DMA, compare a mensagem existente por baixo da caixa de verificação EPSON Printer Port com esta tabela e execute a acção recomendada.

Mensagem

Acção

Transferência de alta velocidade (DMA) activada.

A transferência DMA já está activada. Faça clique em OK para fechar a caixa de diálogo.

Para velocidades de transferência mais elevadas, utilize a Transferência DMA.

Siga os passos descritos na tabela abaixo para activar a transferência DMA.

(Sem mensagem)

A definição da porta paralela do sistema não permite a transferência DMA. No entanto, se alterar a definição da porta paralela para ECP ou Enhanced com o programa de configuração da BIOS do computador, pode utilizar a transferência DMA. Para mais informações, consulte o manual do computador ou o fabricante do computador. Assim que alterar a definição da porta paralela, siga os passos descritos na tabela abaixo para activar a transferência DMA.


Nota:
Antes de executar o programa de configuração da BIOS, remova o controlador de impressão com a opção Adicionar/Remover programas no Painel de Controlo. Depois de executar o programa de configuração da BIOS, reinstale o controlador de impressão.  

Se necessitar de activar a transferência DMA, siga os passos abaixo.

Faça duplo clique no ícone O Meu Computador no ambiente de trabalho e, em seguida, em Painel de Controlo.

Faça duplo clique no ícone Sistema e, em seguida, faça clique no separador Gestor de Dispositivos.

Faça duplo clique no ícone Porta (COM & LPT) e, em seguida, em LPT1. Se não tiver ligado a impressora à porta LPT1, faça duplo clique no ícone da porta adequada.

Faça clique no separador Recursos e, em seguida, desmarque a caixa de verificação Utilizar definições automáticas. Escreva as definições do Intervalo de Entrada/Saída mostradas na caixa de definições dos recursos.

Seleccione uma definição de configuração básica a partir da Definição baseada em que utiliza as mesmas definições de Intervalo de Entrada/Saída escritas no passo 4 e certifique-se de que os números de Acesso directo à memória e de Pedido de interrupção são atribuídos e apresentados. Confirme também se a caixa de listagem Dispositivos em conflito mostra Sem conflitos.

Faça clique em OK para guardar as definições.

Volte a abrir a caixa de diálogo Velocidade e Evolução para verificar se a transferência DMA foi activada.

Nota:
Pode não ser capaz de utilizar a transferência DMA em alguns computadores mesmo depois efectuar as definições descritas acima. Para mais informações sobre a capacidade de transferência DMA do computador, consulte o fabricante do computador.


[Cima]

Utilizar Port Configuration (Apenas para o Windows NT 4.0)

Nota:
As definições de portas para o Windows NT 4.0 são complicadas e só devem ser efectuadas por uma pessoa qualificada com privilégios de administrador.

Se o computador tiver uma porta paralela que suporte o modo ECP, pode efectuar várias definições de velocidade de impressão na caixa de diálogo Port Configuration. Antes de efectuar as definições, certifique-se de que o modo ECP foi seleccionado nas definições do computador. Para mais informações sobre o modo ECP, consulte o manual do computador.

Para aceder à caixa de diálogo Port Configuration, faça clique no botão Start, aponte para Settings e faça clique em Printers. Em seguida, seleccione a impressora e faça clique em Propriedades no menu File. O controlador de impressão abre-se. Faça clique no separador Portas e, em seguida, em Configure Port. Aparece a caixa de diálogo seguinte.

Faça clique no separador LPT port para a porta onde a impressora está ligada e, em seguida, no botão Port Configuration.

Nota:
Se a impressora estiver ligada a LPT1, só está disponível o separador LPT1.

Definições de recursos (IRQ e DMA)

Se tiver a impressora ligada a LPT2 ou LPT3, a execução das definições IRQ e DMA pode acelerar a impressão. Introduza os mesmos números de configuração para IRQ e DMA que introduziu na placa de expansão. Consulte a documentação do computador para determinar as definições para IRQ e DMA.

Utilizar transferência DMA

A utilização da transferência DMA para enviar dados de impressão pode ajudar a acelerar a impressão. Se a caixa de verificação Use a transferência DMA não estiver acessível, tem de activar primeiro a transferência DMA nas definições do computador. Para mais informações, consulte a documentação do computador.


[Cima]


Anterior

Seguinte