Digitalizar no modo Automático

Digitalizar uma imagem

Iniciar o EPSON TWAIN
Gravar a imagem digitalizada

A imagem é optimizada automaticamente no modo Automático. Pode digitalizar de uma forma rápida e simples sem alterar nenhuma definição complexa no modo Automático.

Iniciar o EPSON TWAIN

Nota para utilizadores Macintosh:
A maioria das ilustrações apresentadas nesta secção são relativas ao Windows. Por isso, as ilustrações podem ser diferentes dos ecrãs que aparecem actualmente no monitor. As instruções são iguais, excepto as instruções em contrário.

Inicie a aplicação compatível com TWAIN. (O exemplo utilizado é o Adobe Photoshop Elements.)

Seleccione Importar no menu Arquivo e, em seguida, seleccione EPSON TWAIN 5.

Nota:
Para mais informações sobre definições, consulte a documentação da aplicação.

Aparece a seguinte caixa de diálogo.

O EPSON TWAIN pré-visualiza automaticamente a imagem e reconhece o tipo de documento e o sistema de digitalização. Consulte Definição Reconhecimento do tipo de documento.

Se quiser efectuar mais definições, faça clique em Cancelar e, em seguida, faça clique na tecla (Windows) ou na seta situada no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo (Macintosh) para abrir o menu de personalização para o modo Automático. Para mais informações, consulte Personalizar as definições do modo Automático.

Se quiser mudar para o modo Manual, faça clique em Cancelar e, em seguida, na tecla Modo Manual para abrir a janela do modo Manual. Para mais informações, consulte Seleccionar um modo.

Nota:
  • Quando o digitalizador está a aquecer, não é possível fazer clique em Cancelar.
  • Consoante a imagem que pretenda digitalizar, pode não obter a imagem digitalizada pretendida. Neste caso, digitalize a imagem no modo Manual. Consulte Visão geral da janela do modo Manual.

Depois de o EPSON TWAIN pré-visualizar e reconhecer o tipo de documento, aparece a caixa de diálogo apresentada em seguida. Pode visualizar o tipo de documento e o ícone na janela.

O EPSON TWAIN define automaticamente as definições Definição Localização da Imagem e Definição Exposição e, em seguida, inicia a digitalização. Se digitalizar várias fotografias, o número de imagens digitalizadas é indicado.

A imagem digitalizada é enviada para a aplicação.

Nota:
  • Não é possível digitalizar uma imagem que exceda a memória ou espaço em disco disponível. Se tentar digitalizar uma imagem muito grande, aparece um aviso no ecrã.
  • Consoante a aplicação, pode não ser possível digitalizar várias imagens.
  • Para mais informações sobre edição de imagens digitalizadas, consulte a documentação da aplicação.
  • O modo utilizado pela última vez está activo quando voltar a iniciar o EPSON TWAIN.

Definição Reconhecimento do tipo de documento

A imagem é reconhecida como um dos seguintes tipos de documentos:

Documento

Tipo de documento

Ícone

Reflexivo

Fotografia a Cores

Fotografia a Preto & Branco

Imagem

Texto/Contornos

Documento Cor

Documento P/B

Película

Película negativa a cores

Película positiva a cores

Nota:
Pode digitalizar materiais a cores (películas a cores) no modo Automático. Se quiser digitalizar película negativa monocromática, mude para o modo Manual.

Definição Localização da Imagem

Localização Auto:

O digitalizador localiza e selecciona a imagem-alvo. A imagem aparece sem margens brancas (se o tipo de documento for documento ou Texto/Contornos, é adicionada uma margem de 2 mm à volta de todas as margens da localização). Se o tipo de documento for fotografia ou película, é aplicada a função Localização Auto a cada fotografia. Caso contrário, será coberta toda a área da imagem.

Detectar Inclinação:

O digitalizador detecta automaticamente a inclinação da imagem-alvo. Se o tipo de documento for fotografia ou película, é aplicada a função Detectar Inclinação a cada fotografia. Se o tipo de documento for Texto/Contornos, será coberta toda a área da imagem.

Definição Exposição

O digitalizador optimiza automaticamente a exposição de uma imagem definida pela Localização Auto. As definições Gama, Altas Luzes e Sombra são definidas automaticamente.


[Superior]

Gravar a imagem digitalizada

Depois de digitalizar uma imagem, efectue as operações apresentadas em seguida para a gravar (o exemplo utilizado é o Adobe Photoshop Elements).

Seleccione Salvar no menu Arquivo.

Seleccione a pasta onde pretende gravar a imagem.

Escreva um nome de ficheiro para a imagem no campo Nome do arquivo.

Seleccione o formato do ficheiro da imagem na lista Formato. Consulte Formato de ficheiro para obter mais informações sobre formatos de ficheiros.

Se necessitar de mais opções, defina o campo que permite gravar opções.

Faça clique em Salvar.

Formato de ficheiro

A tabela seguinte apresenta alguns dos formatos de ficheiros de imagem mais comuns. Seleccione um formato adequado suportado pela aplicação de processamento de imagem quando guardar os ficheiros de imagem.

Formato (Extensão do ficheiro)

Explicação

Formato BMP (*.BMP)

Formato de ficheiro de imagem padrão utilizado no Windows. A maioria das aplicações Windows que incluam processadores de texto podem ler e preparar imagens neste formato.

Formato TIFF (*.TIF)

TIFF é um formato de ficheiro concebido para a troca de dados entre aplicações, como software gráfico e software de formatação.

Formato JPEG (*.JPG)

JPEG é um ficheiro comprimido, que permite seleccionar a qualidade de compressão. No entanto, se a compressão for muito elevada, a qualidade de imagem diminui. A qualidade de imagem também diminui sempre que o ficheiro de imagem for guardado em formato JPEG. Se editar um ficheiro de imagem depois de o guardar, a imagem original deve ser guardada num formato de ficheiro diferente de JPEG.

Formato EPS (*.EPS)

EPS é um formato de ficheiro PostScript. A maioria das aplicações de ilustração e de formatação são compatíveis com EPS.

Formato PICT
(Apenas para Macintosh)

PICT é um formato de ficheiro de imagem padrão para Macintosh. A maioria das aplicações Macintosh que incluam um processador de texto podem ler e preparar imagens neste formato.


[Superior]


Anterior

Seguinte